Escolha uma Página

1) O que é Décimo terceiro?

O décimo terceiro salário é um direito garantido pela Lei 4.090/62 a todo cidadão que trabalha com carteira assinada, em regime de CLT.

2) Como funciona o pagamento do 13°?

Equivale a 1/12 avos de remuneração por tempo de serviço, contado a partir do 15º dia do início das atividades do funcionário. Ou seja, o funcionário que trabalha na empresa há 12 meses, receberá a quantia correspondente a um salário inteiro. Já quem tem menos de 12 meses na empresa, recebe o valor proporcional, desde que tenha ao menos 15 dias trabalhados.

O décimo terceiro salário é pago no final do ano, de uma única vez ou em duas parcelas. Caso se enquadre no MEI e/ou nas empresas optantes pelo SIMPLES com pelo menos 10 empregadores o ideal e tirar suas dúvidas neste artigo completo sobre conectividade social.

3) Qual a melhor forma de utilizá-lo?

Se você estiver com dívidas, a melhor forma de usá-lo é quitar as dívidas, principalmente aquelas com juros mais altos, como cartão de crédito e cheque especial.

Se você não estiver endividado, utilize o dinheiro extra para fazer seu fundo de reserva de emergência, que consiste em uma reserva financeira de três a seis salários para ser usados em momentos inesperados ou de urgência para que você não fique dependente do limite do cheque especial ou de empréstimos com juros altos ou se já possui a Reserva completa utilize o recurso para Investimentos de médio e longo prazo.

Você também pode utilizar o valor para pagar as compras de final de ano à vista e assim obter melhores descontos.

4) O que não fazer com o 13º?

O importante é não agir por impulso com nenhum dinheiro extra que receba. Algumas ilusões do tipo ”Eu mereço isso ou aquilo” nos fazem tomar decisões erradas no processo da compra.

5) Décimo terceiro: quitar dívidas ou fazer compras de final do ano?

Se estiver endividado, a melhor opção é quitar as dívidas, preferencialmente as de juros mais altos.