Os contribuintes que devem declarar o Imposto de Renda precisam ter atenção quanto a novidade divulgada pela Receita Federal sobre o prazo e os meios disponíveis para a apresentação da declaração no site da Receita Federal deste ano.

De acordo com informações internas da Receita Federal não será possível realizar a transmissão da declaração durante as madrugadas, mais especificamente entre 1h e 5h da manhã, visto que o site da Receita Federal passará por manutenção e não permitirá a transmissão da declaração.

Isso significa que a transmissão da declaração só poderá ser realizada entre as 05h e as 0h59 de todos os dias até o dia 30 de abril de 2019, que é quando acaba o prazo para a apresentação.

Para Sérgio Approbato Machado Júnior, presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), tal medida é um fator negativo e pode dificultar o processo de prestação de contas dos contribuintes.

É uma pena a Receita Federal não aceitar a entrega neste horário, muitas pessoas, especialmente as que moram em locais onde a internet não funciona tão bem, poderiam agilizar seus trabalhos se este serviço funcionasse neste horário. Acredito que a Receita deveria se empenhar em oferecer todos os seus serviços eletrônicos sem interrupções”, disse o presidente da Fenacon ao blog contábil Contabilidade na TV.

Vale destacar, no entanto, que o programa necessário para realizar a declaração do imposto de renda estará disponível a qualquer hora do dia para download, sendo assim os contribuintes ou os profissionais a qual as pessoas costumam confiar a declaração do IR, contadores, poderão fazer a declaração a qualquer momento, uma vez que somente a transmissão da mesma deverá ser realizada entre 5h e 0h59.

Ressaltamos ainda que também é possível entregar a declaração em disquete nas agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal ou em formulário de papel nas agências dos Correios.

Vale lembrar que o prazo termina às 23h59min59s (vinte e três horas, cinquenta e nove minutos e cinquenta e nove segundos) no horário de Brasília do dia 30 de abril de 2019, e quem não entregar a declaração dentro do prazo terá que pagar multa mínima de R$165,74.

RFB suspende entrega de declarações do Imposto de Renda durante a madrugada

Fontes: Contabilidade na TV e Jusbrasil

0/5 (0 Reviews)