Escolha uma Página

A Receita Federal do Brasil (RFB) libera nesta segunda-feira, dia 16 de setembro de 2019, o pagamento do quarto lote de restituição do Imposto de Renda (IR) 2019. O lote também contempla restituições residuais dos exercícios dos anos de 2008 a 2018.

De acordo com a Agência Brasil o crédito bancário será realizado para 2.819.522 contribuintes, no valor total de R$3,5 bilhões. O dinheiro da restituição do IR será depositado diretamente na conta dos contribuintes.

Vale ressaltar que a consulta para saber se a declaração foi liberada poderá ser consultado diretamente na página da Receita ou através do Receitafone no número146, informando o CPF e a data de nascimento. A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la pela internet.

Caso o contribuinte tenha entrado no lote, a situação da declaração será “crédito enviado ao banco”. Agora se o valor não foi creditado, o contribuinte deve ligar nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou ir a uma agência do Banco do Brasil para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

A restituição fica disponível no banco durante um ano, mas se o contribuinte não fizer o resgate dentro deste prazo, deverá requerê-la pela internet.

Os lotes de restituição são liberados mensalmente. Vale lembrar que o Fisco libera os pagamentos por ordem de chegada da declaração. Ou seja, quem entregou a declaração mais cedo recebe a restituição primeiro.

Fonte: Agência Brasil