Posso abrir empresa com nome sujo?

Uma dúvida muito frequente que recebemos aqui na Hope Contábil, a pessoa que possui alguma restrição cadastral (o chamado nome sujo) nos Órgãos de Proteção ao Crédito como SPC/Serasa, consegue abrir uma empresa normalmente? Confira!

É possível abrir uma empresa com nome sujo?

A resposta é muito simples, para constituir uma empresa, seja ela ME (Micro Empresa), MEI (Micro Empreendedor Individual) ou outro tipo, é necessário que o CPF esteja regular junto a Receita Federal, não tem nenhuma relação e muito menos uma consulta ao SPC/Serasa, portando é totalmente possível abrir uma empresa com nome sujo.

Você só terá algum problema, se tiver alguma pendência no seu CPF, que pode ser causada por falta de entrega do imposto de renda, para citar um exemplo, ou por alguma divergência no cruzamento de informações.

É possível fazer a consulta do CPF para saber a regularidade direto no site da Receita Federal, informe os dados e clique em “Consultar”, se estiver regular, você não tem nenhum impedimento para abrir a sua empresa.

Caso apareça alguma pendência, será necessário regularizar tudo antes de prosseguir com o processo de abertura da empresa. Após resolver as pendências, o CPF fica regularizado rapidamente, com no máximo 5 dias úteis.

Posso abrir empresa com nome sujo?

A grande desvantagem de começar um negócio com o nome sujo é com relação a acesso ao crédito e cadastro de fornecedores, que podem ser limitados ou negados.

Se você tem alguma pendência, confira essa dica que ensina como limpar o nome sujo no Serasa e SPC, acesso a crédito com juros baixo para investimento e capital de giro podem ser essenciais para o sucesso da sua empresa.

Dúvida respondida? Está decidido a abrir a sua empresa mesmo com nome sujo? Precisa de ajuda com regualização do seu CPF? Entre em contato conosco que podemos ajudar.

Precisa de ajuda?