O Ministério da Economia, noticiou na tarde da última quinta-feira, dia 05 de setembro de 2019, que a  Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia instituiu naquela quinta-feira (5) o Grupo de Altos Estudos do Trabalho (GAET), que tem o objetivo de analisar o mercado de trabalho brasileiro.

De acordo com a nota oficial do Governo Federal, o objetivo do GAET será de fazer um diagnóstico da situação atual do país que servirá como base para o debate referente a modernização das relações trabalhistas e para o futuro do trabalho no Brasil.

E ao final do trabalho, que conforme nota do Ministério da Economia deve levar 90 dias, o diagnóstico deverá ser apresentado ao secretário especial de Previdência e Trabalho, que debaterá, com as demais áreas do Ministério da Economia, o encaminhamento em torno de uma proposta de governo.

Composição do Grupo de Altos Estudos do Trabalho (GAET)

Foi explicado que para chegar a um resultado mais objetivo, o GAET será composto por quatro grupos de estudos temáticos (GETs):

  1. Economia do Trabalho
  2. Direito do Trabalho e Segurança Jurídica
  3. Trabalho e Previdência
  4. Liberdade Sindical

O grupos  (GETs) deverão se reunir a cada duas semanas para tratar das pautas específicas, e a cada quatro semanas, ocorrerá a reunião do GAET para que os resultados sejam compartilhados e discutidos.

Foi destacado ainda que farão parte do GAET profissionais que atuam na área do trabalho no Governo Federal e no Judiciário. Mas especialistas de instituições que representam trabalhadores, empregadores, universidades e organismos internacionais também poderão participar das reuniões.

Fonte: Ministério da Economia

0/5 (0 Reviews)