Escolha uma Página

O marketing contábil é uma técnica que envolve táticas e estratégias de mercado muito importantes para o setor, principalmente porque a área contábil é extremamente competitiva. Fator que também torna o uso de técnicas de marketing contábil indispensável para o sucesso do profissional que deseja atrair e fidelizar clientes.

Afinal de contas, as empresas de contabilidade precisam utilizar técnicas  estratégicas que sejam capazes de atrair novos clientes de forma inteligente e que ainda garantam a fidelização dos mesmos, e preferencialmente só com o investimento no relacionamento. Ou seja utilizando apenas a autoridade e visibilidade da sua marca no mercado para trazer soluções aos mesmos.

Entretanto, vale reforçar que essa é uma jornada longa e árdua, principalmente porque exige que o profissional se torne referência para o seu público. Pois somente desta maneira é possível alcançar excelentes resultados na atração e fidelização de clientes, já que a tática abrange o uso de técnicas que além de garantir a divulgação da sua marca ainda consigam oferecer soluções para o seu público.

O que é marketing contábil

O marketing contábil é basicamente uma estratégia que tem o objetivo de auxiliar os profissionais que atuam como contadores ou em um escritório de contabilidade, para que consigam conquistar novos clientes, reter clientes atuais, fortalecer a sua marca e passar credibilidade quanto ao serviço oferecido.

Em resumo significa que o marketing contábil é uma técnica que tem o objetivo de ajudar os profissionais da área para que possam estabelecer e aplicar soluções inteligentes e válidas para o seu negócio, por meio do uso de táticas adaptadas para a sua empresa de contabilidade para que possam pautar o sucesso do negócio.

Mas, apesar de ter o objetivo de gerar valor a sua marca e serviço, o marketing contábil também deve estar de acordo com o Código de Ética Profissional do Contador, pois o documento conta com algumas restrições e determinações do Conselho Federal de Contabilidade que não podem e nem devem ser infringidas.

As restrições do Código de Ética Profissional do Contador determinadas pelo Conselho Federal de Contabilidade visam enfatizar a importância de evitar que os profissionais adotem ações que possam prejudicar a imagem de outros profissionais ou escritórios de contabilidade, bem como da classe contábil.

Por que fazer marketing contábil

Como já citado neste artigo, o marketing contábil é uma ferramenta que visa possibilitar que os profissionais da área possam gerar valor para os seus clientes atuais e futuros, através da construção e apresentação de uma boa imagem como profissional da área, isso só com a divulgação da sua marca e a entrega de soluções que o tornam referência no mercado.

Em outras palavras, o marketing contábil permite que os contadores que desejam alcançar excelentes resultados na atração e fidelização de clientes possam adotar simultaneamente várias estratégias de marketing para oferecer soluções aos seus futuros e atuais clientes por meio da construção de um relacionamento capaz de oferecer soluções viáveis e indispensáveis.

Ao se tornar referência para o seu público oferecendo apenas soluções inovadoras o contador ainda consegue gerar valor para sua marca ou empresa, o que por si só já garante uma imagem profissional capaz de proporcionar uma reputação que garanta ao contador ou escritório de contabilidade a autoridade e visibilidade necessária para alcançar excelentes resultados.

Dica para fazer um plano de marketing contábil eficiente

Antes de começar a implementar a sua estratégia de marketing contábil é importante primeiro se organizar, pois somente assim será possível começar a execução da sua estratégia de marketing de maneira inteligente e eficiente, afinal de contas é preciso medir seu progresso.  

Por isso é indispensável se atentar a detalhes indispensáveis como o estudo do mercado, a definição de público alvo, a determinação de um objetivo palpável para acompanhamento e análise de resultados, um orçamento para investimento e a seleção de meios de comunicação que garantam visibilidade ao seu público. 

Isso porque sem estes dados é impossível ter sucesso tanto na atração quanto na fidelização de clientes, principalmente se você optar por explorar mais de uma opção de marketing, o que é o mais recomendado, pois é necessário contar com um estudo que o proporcione uma base.

Como fazer um plano de marketing contábil

Após fazer todas as análises internas e externas de marcado, é hora de começar a fazer o seu plano de marketing contábil para ajudar o seu escritório de contabilidade a atingir seus objetivos de negócio.

Lembre-se que seu plano deve ser estruturado para mostrar aos seus clientes e futuros clientes por meio de conteúdos engajados e consistentes que seu conhecimento e consequentemente serviço vai proporcionar valor a ele, pois você oferece soluções viáveis e inovadoras para os problemas contábeis enfrentados pelo mesmo.

Também é válido destacar que no mundo atual as pessoas tendem a pesquisar na internet antes de adquirir qualquer coisa, serviço ou produto, por isso seu plano de marketing deve abranger principalmente o meio digital, pois é importante que que seu escritório seja apresentado como a primeira opção de escolha para o seu público em vários meios de comunicação.

Exemplos de táticas de uma boa estratégia de marketing contábil

Uma estratégia precisa considerar todas as etapa do seu processo e é exatamente por isso, que o planejamento é indispensável. Afinal de contas, cada contato com seu futuro e atual cliente precisa ser cercado de ações assertivas.

  • Construção e manutenção de um site com um blog que gere tráfego.
  • Investimento em conteúdos para web como banners, anúncios digitais, produções audiovisuais, artigos e materiais gráficos.
  • Construção e manutenção de redes sociais convidativas para o seu público alvo.
  • Invista em programas de fidelização que demonstrem vantagens, como distribuição de benefícios e brindes corporativos, empresas como a Brindes SP podem ajudar.
  • Construa e disponibilize canais de comunicação direta para o uso do seu cliente.
  • Invista em ferramentas que automatize seus processos e o ajude a administrar o seu plano de marketing contábil.
  • Construa métricas reais e inteligentes para controlar seus resultados.
  • Análise e ajuste pontualmente sua estratégia para otimizar os investimentos e resultados.

Apesar de dar um pouquinho de trabalho, fazer e adotar um plano de marketing contábil inteligente e estruturado é a melhor maneira de conseguir atrair e fidelizar clientes para o seu escritório de contabilidade.