Escolha uma Página

Dentro de qualquer negócio, é muito importante saber o que é gestão contábil e financeira, pois, elas que movem o crescimento e sucesso destes.

Mesmo assim, muitos empreendedores não sabem de fato o que elas representam. Desse modo, acabam reduzindo seu potencial e resultados no dia a dia.

O erro mais comum, é acreditar que ambas as áreas possuem o mesmo significado, pois, estão relacionadas ao seu capital.

Contudo, a verdade é que elas possuem grande diferença e não as reconhecer pode resultados na perda de inúmeras oportunidades.

Quer saber então, o que cada uma dessas gestões representa e quais suas diferenças? Basta continue lendo nosso conteúdo!

O que é gestão contábil e financeira?

 Para quem se pergunta o que é gestão contábil e financeira, a primeira resposta a essa pergunta é simples. 

Uma vez que, ambas são gestões que garantem o desempenho do seu negócio. Bem como, agem de forma a torna a tomada de decisões mais assertiva através de planejamentos e escolhas realísticas. 

Em conjunto, elas formam uma estratégia importante que estimula o desenvolvimento de qualquer empresa.

A gestão contábil, ou apenas contabilidade, é aquela que se volta ao mapeamento de informações da empresa. Ou seja, de todos os dados financeiros e patrimoniais que essa possui. 

Seu objetivo é através desses dados, desenvolver relatórios, gráficos, entre outros documentos que facilitem os processos de gestão. 

Aqui, serão inclusos os dados fornecidos diretamente no negócio. Tanto quanto aqueles disponibilizados pelo contador da empresa. 

Já a gestão financeira acaba sendo traduzida como o conjunto de procedimentos e ações desenvolvidos com foco no aumento dos ganhos.

Para isso, são feitas análises e avaliações que permeiam as decisões estratégicas do negócio. Sendo aquelas que se voltam a captação de recursos, manutenção e administração do capital. 

Dessa forma, os gestores precisam conhecer suas despesas, custos, receita, faturamento e investimentos, melhorando o controle de caixa.

Qual a diferença entre contabilidade e gestão financeira?

Mas, talvez mesmo com a explicação acima sobre o que é gestão contábil e financeira, você ainda possua dúvidas sobre o significado de cada uma delas, certo?

Tudo bem, pois, em diversos aspectos elas se mostram bastante semelhante. Portanto, analisaremos agora suas diferenças para clarear seus conceitos.

Contabilidade:

Na gestão contábil, basicamente os gestores responsáveis irão cuidar da coleta e análise de dados referentes ao desempenho do negócio. 

Desse modo, eles precisam mapear transações e procedimentos realizados. Sendo assim, uma responsabilidade do contador que precisa ainda, realizar outras tarefas como: 

⦁ Balanço patrimonial; 

⦁ Controle da movimentação de passivos e ativos.

Como podemos notar então, o foco das projeções da contabilidade está no passado da empresa, já que focam naquilo que já foi efetuado. 

Além disso, essa é a gestão responsável ainda por cumprir com as obrigações fiscais. Mantendo a empresa na legalidade e com seus tributos e impostos em dia.

Gestão financeira:

Por outro lado, temos a gestão financeira como aquele que se baseia em informações da gestão contábil, referentes ao passado da empresa. 

De modo que, seja possível dar foco no futuro. Para isso, ela fará previsões e criará estratégias com foco na melhoria dos resultados financeiros. 

Realizando assim, análises sobre seus procedimentos e investimentos onde é necessário, mobilizando todos os setores do negócio.

Em resumo, podemos dizer o que é gestão financeira como a parte responsável por controlar o dinheiro e realizar as transações, ao contrário da contábil que só analisa as decisões passadas dessa. 

Ou seja, o foco da primeira está no passado. Enquanto a segunda foca no presente e futuro, considerando as informações da contabilidade.

Como fazer a gestão contábil e financeira de uma empresa?

 Como pudemos perceber sobre o que é gestão contábil e financeira, é que elas possuem focos diferentes e complementares. 

Afinal de contas, para melhorar as ações do futuro, a gestão financeira recorre a contabilidade. Pois, é ela quem analisa o histórico financeiro da empresa, podemos assim dizer. 

Portanto, realizar ambas as gestões, é algo fundamental para que o índice de erros se reduza, ao integrá-las. 

Ou seja, a resposta de como fazer as duas gestões, está em sua integração. Desse modo, integrar os setores será o primeiro passo, assim as divergências serão apontadas e eliminadas. 

Uma vez que, juntas elas poderão melhor tornar as suas análises e em tempo hábil, trocar informações. 

Para que isso seja possível, é preciso melhorar a comunicação entre contabilidade e finanças. Através então, de sistemas de gestão automatizados.

Tais softwares, são integradores e tornam a comunicação não apenas assertiva, como também, em tempo real. 

Basicamente, eliminando a necessidade de pedir e trocas dados, informações e/ou documentos. Pois, tudo será armazenado e disponibilizado em um único sistema. 

Ficando assim, disponível para que ambos os gestores tenham acesso e possam rapidamente buscar aquilo que necessitam. 

O resultado disso, é o aumento da produtividade e redução de erros. Todas as respostas estarão ali, disponíveis de forma hábil, facilitando a tomada de decisões, projeções, criação de análises e relatórios, etc.

Em geral, além de unir esses dois setores, sistemas financeiros são responsáveis por unir ainda todos os outros setores do negócio.

Por fim, para fazer a gestão contábil e financeira, será preciso dividir corretamente a responsabilidade entre os setores.

Mas, apesar de haver a necessidade dessa divisão, é preciso ainda os setores estejam alinhados. De modo que, o resultado de suas funções seja mais eficaz.

Conclusão

 Neste artigo, pudemos ver o que é gestão contábil e financeira, analisando cada uma delas de forma individual e juntas, apontando diferenças.

Resumindo, a contabilidade é a gestão com foco no passado. Atuando assim, sobre dados e informações de tudo que já foi efetuado pela empresa, gerando relatórios, documentos, etc.

Enquanto a financeira é a gestão com foco no presente e futuro, usando as informações contábeis geradas, para realizar projeções e tomar decisões.

Gostou deste conteúdo? Então, deixe sua opinião nos comentários e compartilhe-o com que precisa entender melhor estes conceitos também!