Escolha uma Página

Um TCC de Contabilidade de muita qualidade necessita de muita atenção na hora de lidar com essa tarefa. Esse importantíssimo trabalho de conclusão de curso pode servir como um portfólio e ser usado na candidatura de vagas que surgirem com o término do curso. Para você fazer um bom TCC de Contabilidade, é necessário seguir os passos de estudantes que já o fizeram e tiveram sucesso. A experiência de outras pessoas que tiveram êxito na entrega deste trabalho pode servir como exemplo a ser seguido.

Neste post, vamos dar 5 dicas para fazer um bom TCC de Contabilidade, conseguir uma ótima nota na entrega e na apresentação do trabalho. Saiba quais são os fatores determinantes para a entrega de um bom trabalho de TCC de Contabilidade e conheça uma lista com sugestões de temas que você poderá abordar no TCC. Veja tudo isso a seguir!

Saiba mais: História da Contabilidade no Brasil

1 – Planejamento básico

As definições sobre as etapas do TCC de Contabilidade é uma tarefa que deve ser planejada antes de tudo. Além disso, é fundamental você conhecer a estrutura básica de um TCC, que é pesquisa, problema de pesquisa, objeto de estudo, objetividade, justificativas, embasamento argumentativo, formatação e apresentação. Estar ciente do que é exigido neste trabalho acadêmico é a sua primeira tarefa para fazer um TCC de Contabilidade de sucesso.

Estude todas essas etapas, veja vídeos no YouTube explicando sobre cada uma delas, leia artigos como este sobre o assunto, e tire o máximo de dúvidas com os professores, colegas de turma e com o seu professor orientador designado para isso. Saiba que estar bastante lúcido quanto as etapas técnicas de um TCC já é 50% de sucesso garantido. Para atingir os outros 50%, basta realizá-las com qualidade.

Para executar cada etapa com qualidade, é necessário muito planejamento de tempo. Definir um tempo para entrega de cada etapa é excelente para não se perder e ficar com um trabalho “enroscado” em uma das etapas. Com o planejamento, você consegue lançar uma estimativa realista da conclusão de cada etapa desta tarefa. Após ter adquirido conhecimento sobre a parte técnica de um TCC e se organizar para essa tarefa, vamos para o próximo passo, que é a definição de um tema.

2 – Definição de tema

Para começar pesquisar sobre o assunto que será abordado e seguir com todas as etapas de elaboração do trabalho, você precisa ter um tema definido para isso. Definir um tema não é uma tarefa fácil e pode exigir bastante do aluno. Se você se preocupa com sua reputação e deseja construir um portfólio bacana após a entrega do TCC, com certeza a definição do tema irá roubar um pouco do seu sono. Saiba que o tema ideal é aquele que você se preocupa de verdade em abordar.

Busque um ou mais temas que mexem com você, que despertam não só curiosidade, mas vontade de se aprofundar naquilo e quem sabe, lançar outros projetos e trabalhos. Se você já tem inclinação por algo dentro da Contabilidade, não hesite em abordar um tema referente a isso. Escolha o tema sabendo que você irá se dedicar naquilo, pesquisar por horas a fora, não cansar quando estiver exausto e acima de tudo, não perder a motivação pelo trabalho. No final deste artigo você irá ver uma lista de sugestões de tema que possa te inspirar.

3- Teoria e Prática

A teoria e a prática são critérios bem avaliados no TCC. O trabalho é avaliado por professores e especialistas que fazem parte do corpo docente da instituição de ensino. É interessante que o TCC de Contabilidade destaque o problema de pesquisa e variáveis teóricas no trabalho. Porém, sabemos que a contabilidade é uma profissão bastante teórica, mas que toda essa teoria se resume na prática do dia a dia. Portanto, mostre que seu trabalho é algo concreto, palpável e que pode ser útil para outros profissionais do ramo no que diz respeito a teoria e prática.

4- Busque fontes confiáveis

Quando você está fazendo a fundamentação do seu trabalho de TCC, é essencial buscar na literatura autores respeitados e de confiança. Fazer a referência em estudos e livros de autores consagrados é uma garantia contra refutações sobre sua argumentação. Utilize o Google Acadêmico na hora de lançar suas pesquisas e não hesite em confrontar as fontes pesquisadas. Tenha certeza de que a fundamentação do seu trabalho de TCC de Contabilidade possui fortes referências.

5- Faça uma boa apresentação

Depois de todo o trabalho de pesquisa e elaboração de um TCC de Contabilidade, é fundamental saber explicar sobre sua fundamentação e no que seu trabalho consiste. Saber explicar e tirar a dúvida da banca examinadora é um dos pontos que serão avaliados e contará pontos na entrega do TCC. Estar confiante no trabalho realizado, faz com que você se saia bem nesta etapa. Tenha afinidade com todas as etapas do seu trabalho que tudo irá dar certo no final!

Sugestão de temas para TCC de Contabilidade

A Contabilidade é uma área teórica e devido a isso, focar em temas como estudo de caso acaba sendo clichê, mas também funciona muito bem. O ideal é você escolher um tema onde se envolva de verdade. As sugestões logo a seguir devem servir para lhe dar uma ideia sobre temas de TCC de Contabilidade:

  • Práticas contábeis voltadas para o empreendedor MEI;
  • Contabilidade exercida em Médias e Grandes Empresas;
  • A ética do contador;
  • O papel do contador em empresas de todos os tipos;
  • Auditoria contábil como forma de banir a corrupção em setores públicos e privados;
  • Auditoria contábil em empresas públicas e privadas;
  • Planejamento tributário;
  • ONGs (Organizações Não-Governamentais) e as práticas contábeis;
  • A importância do contador na gestão financeira em qualquer empresa;
  • Estudo sobre o fluxo de caixa e planejamento tributário;
  • DRE (Demonstração de Resultado do Exercício) em micro, pequenas, médias e grandes empresas;
  • O Balanço Patrimonial nas empresas;
  • A importância das práticas contábeis em partidos políticos;
  • Os problemas que impedem as normas contábeis de fluírem como devem;
  • A contabilidade aplicada na bolsa de valores;
  • A importância de uma gestão contábil para os traders;
  • Contabilidade na gestão de custos.