Escolha uma Página

O avanço tecnológico também se tornou um grande aliado para todos os segurados que recebem algum benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), pois devido a implementação de ferramentas acessíveis pela internet e telefone os mesmo agora podem acompanhar digitalmente todas as suas informações cadastradas junto ao INSS.

Ou seja, agora o cidadão não precisa mais enfrentar filas enormes em uma das unidades do INSS para ter acesso aos seus dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados, pois podem simplesmente acessar todas as informações desejadas diretamente de suas casa através da internet em um computador ou dispositivo móvel.

Então, se um segurado do INSS precisar, a qualquer momento e por qualquer motivo, tirar um extrato de pagamento de benefício ou um estrato previdenciário (CNIS) o mesmo poderá fazê-lo gratuitamente pela internet. Para saber como continue lendo este artigo e veja o passo a passo completo de como tirar extrato do INSS pela internet.

Como tirar extrato de Pagamento de Benefício

Este comprovante de pagamento de benéfico disponibiliza dados como valores, a data e o banco onde o benefício foi depositado.

  • Acesse o portal Meu INSS (site ou aplicativo para Android ou iOS ).
  • Faça o cadastro ou login por meio do Cadastro Único criado a partir de conta unificada do Governo.
  • Acesse o menu principal, localizado no lado esquerdo da tela.
  • Selecione “Extrato de Pagamento de Benefício”.
  • Preencha os dados solicitados.
  • Clique em “Confirmar” para ser apresentado o comprovante de pagamento de benefício.

Como tirar extrato Previdenciário (CNIS)

O Extrato Previdenciário disponibiliza todos os vínculos trabalhistas e previdenciários constantes no seu Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

  • Acesse o portal Meu INSS (site ou aplicativo para Android ou iOS ).
  • Faça o cadastro ou login por meio do Cadastro Único criado a partir de conta unificada do Governo.
  • Acesse o menu principal, localizado no lado esquerdo da tela.
  • Selecione “Extrato Previdenciário (CNIS)”.
  • Preencha os dados solicitados.
  • Clique em “Confirmar” para ser apresentado o extrato do CNIS.

Outras formas de tirar o extrato de Pagamento de Benefício e o extrato Previdenciário (CNIS)

Ambos os serviços também podem ser consultados através de contato telefônico com a Central de Atendimento do INSS no telefone 135 ou presencialmente diretamente em uma agência do INSS, mas será necessário fazer um agendamento por meio do Portal Meu INSS.

Além disso, os correntistas da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil também podem consultar os extratos em um caixa eletrônico ou nos serviços oferecidos pela internet (home banking), através da opção “Previdência Social”, no Banco do Brasil, e “Extrato Previdenciário” na Caixa.

Os beneficiários do INSS também podem emitir extrato de empréstimos consignados e extrato para Imposto de Renda tudo através do portal Meu INSS, que também permite o acesso a outros documentos como carta de concessão de benefício, nada consta de benefícios, declaração de contribuinte individual e consultar revisão de benefício.