Escolha uma Página

Quando um trabalhador precisa consultar ou dar entrada em um dos direitos e benefícios trabalhistas que fazem parte do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) é necessário ter em mãos o número do PIS/PASEP. Isso porque somente com o número do fundo PIS/PASEP é possível conseguir receber o benefício.

Entretanto, é muito comum que a maioria dos trabalhadores não saibam o número do PIS/PASEP de cabeça, afinal de contas esse é um dado pouco usado, já que só é necessário quando o trabalhador tem direito a receber o Seguro Desemprego, FGTS ou Abono Salarial.

Então, se você precisa consultar ou dar entrada em um dos benefícios trabalhistas, aqui citados, mas não sabe o número do seu do fundo PIS/PASEP, indispensável para receber o benéfico, esse artigo vai ajudá-lo a descobrir esse importante número por meio do seu CPF e através da internet.

O que é o fundo PIS/PASEP

O fundo PIS/PASEP é o resultado da junção dos recursos do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), onde empresas e órgãos públicos depositam contribuições para um fundo unificado de amparo ao trabalhador (FAT).

Ou seja, o PIS/PASEP é um fundo unificado onde as empresas e órgãos públicos depositam contribuições que servem para amparar todos os trabalhadores brasileiros. O fundo PIS/PASEP também é conhecido, popularmente, como NIS (Número de Identificação Social) ou NIT (Número de Identificação do Trabalhador).

PIS

O PIS é um benefício concedido aos trabalhadores das empresas privadas. O programa tem o objetivo de gerar um fundo para o pagamento do Seguro Desemprego, FGTS ou Abono Salarial. O pagamento do PIS é de responsabilidade da Caixa​ Econômica Federal (CEF).

PASEP

O PASEP é um benefício concedido aos servidores públicos, que equivale ao PIS. O programa tem o objetivo de gerar um fundo para o pagamento do Seguro Desemprego, FGTS ou Abono Salarial. O pagamento do PASEP é de responsabilidade do Banco do Brasil (BB).

Então resumindo, a única diferença entre os dois programas é que o PIS é destinado aos trabalhadores da iniciativa privada e o PASEP é designado aos servidores públicos.

Como consultar o número do PIS na internet

Uma maneira simples de consultar o número do PIS é por meio do site ou aplicativo Meu INSS. Onde basta o trabalhador acessar o serviço, clicar em login, o trabalhador será redirecionado para fazer login por meio gov.br, conta de acesso única do Governo, caso o mesmo não possua cadastro basta seguir as orientações para fazê-lo.

Após o cidadão fazer o cadastro basta acessar o site ou aplicativo Meu INSS ao fazer login será apresentado, no canto superior direito da tela o nome do usuário logado, ao clicar no seu nome, será apresentado outros dados como CPF e número do NIS/PIS.

Mas, caso o seu cadastro esteja pendente de validação ou você não queira fazer um cadastro, basta seguir o passo a passo abaixo:

Acesse o site ou aplicativo Meu INSS, no menu localizado na lateral esquerda da tela clique na opção “inscrição como segurado do INSS”, clique em“continuar” para ser redirecionado para a página do CNIS, clique em “Cidadão”, clique em “Inscrição”, escolha a opção “Filiado”, preencha os campos apresentados. Em seguida será apresentada uma tarja vermelha com a informação de o usuários já consta cadastrado e o número do seu NIT.

Reforçamos que o NIT, NIS, PIS e PASEP são basicamente a mesma coisa, ou seja, o número do NIT é o mesmo do PIS.

O número do PIS também pode ser encontrado em alguns documentos físicos, como na Carteira de Trabalho (CTPS) e Cartão do Cidadão. Além disso, também é possível localizar o número do PIS no Extrato do FGTS ou solicitá-lo diretamente em uma Agência da Caixa, isso desde que o trabalhador apresente um documento oficial com foto.