Escolha uma Página

Se você está planejando empreender na área contábil e precisar saber como montar um escritório de contabilidade, por exemplo, sabe como é difícil pensar em tantos detalhes.

Se você está na faculdade ou trabalha como empregado ou autônomo e sonha em ter seu próprio escritório, precisa se preparar muito e ter pessoas que façam a diferença na sua equipe.

Então, acompanhe agora um passo-a-passo de como montar um escritório de contabilidade de sucesso.

Como montar um escritório de contabilidade do zero

Se o seu objetivo é montar um escritório contábil, você precisa ter em mente que não se monta uma empresa da noite para o dia. Abrir uma empresa é um processo que deve ser feito com cautela e planejamento.

Por isso, preparamos um passo a passo do zero para você entender como montar um escritório de contabilidade do zero:

1. Planejamento é a chave de tudo

Tudo na vida precisa de planejamento. Agora, quando falamos em abrir um negócio, a importância de se planejar é muito maior. Então o primeiro passo, que irá te acompanhar até depois da abertura do escritório é o seu planejamento.

Criar um plano de negócios, é definir a sua empresa. Não basta abrir um escritório, você precisa ter uma série de informações definidas para que não haja possibilidade de desorganização.

Alguns itens que não devem faltar no seu plano de negócios são:

  • Quais serviços irá prestar;
  • Se o escritório será segmentado ou não;
  • Qual será o seu público-alvo;
  • Qual seu diferencial perante a concorrência;
  • Qual a viabilidade da sua proposta de empresa no mercado atual;
  • Qual a necessidade de investimento inicial e sua capacidade de atendê-la.

Para ter embasamento nas informações do seu plano de negócios, é interessante realizar uma pesquisa de mercado. Só assim você entenderá seus concorrentes e o mercado que está entrando. Você vai precisar entender o mercado para criar uma estratégia.

2. Cuidado com a documentação

Para abrir qualquer empresa é necessário ter uma série de documentos licenciando sua abertura. Um escritório de contabilidade trabalha com estes documentos e também precisa deles para estar em funcionamento.

Por isso, dê a devida atenção a documentação da sua empresa. Se for preciso faça um checklist para se organizar e regularizar a sua atuação com os órgãos competentes.

3. Sua localização faz toda diferença

Um escritório contábil precisa estar próximo do público que espera atingir. Então na hora de escolher o local para montagem do seu escritório, de preferência aos locais próximos aos centros comerciais. Eles são uma ótima localização e seus clientes terão fácil acesso a você e você a eles.

4. Qual o tamanho do seu negócio?

Um aspecto importante na hora de pensar em montar um negócio é ter em mente o tamanho dele. Você precisa saber quantos clientes pretende atender, só assim você poderá definir qual será o porte da sua empresa.

Dependendo do número de clientes você vai saber qual o número de funcionários necessários para prestar um atendimento de qualidade, o espaço e equipamentos necessários.

Pense que serão necessárias algumas acomodações básicas como: uma recepção, uma sala para reuniões e uma sala para cada contador, e uma sala para arquivo de documentos.

5. Uma boa equipe é indispensável

Agora que você já sabe o tamanho da sua empresa e consequentemente o tamanho da sua equipe, vai precisar contratar os melhores profissionais para atender seus clientes com excelência.

Seja qual for seu diferencial, chegar a ele depende da sua equipe. Por isso, seja criterioso e não sobrecarregue ninguém. Se for começar sozinho, como microempreendedor individual (MEI), não abrace o mundo com as mãos.

Acumular tarefas é péssimo para a saúde do seu negócio e se você começar a perceber que existe uma sobrecarga, não hesite em contratar alguém. É preciso investir para poder crescer.

6. Padronize

Criar um método de trabalho, com prazos e rotinas é muito importante dentro de qualquer empresa.

São muitas as tarefas, e existir organização é essencial para que seu negócio dê certo. Afinal, um atraso ou uma falha pode fazer com que o seu cliente precise pagar uma multa caríssima. Isso pode prejudicar seu escritório de maneira irreversível.

7. Qualidade

Você precisa conhecer a sua capacidade dentro de uma padrão de qualidade. Ter muitos clientes é positivo, apenas se você consegue atendê-los com excelência. Por isso, sempre foque na qualidade. Se você estiver atendendo os seus clientes com qualidade você está no caminho certo.

8. Elabore estratégias de divulgação

O marketing é essencial para todos os tipos de negócio. Lembra-se do ditado: “quem não é visto, não é lembrado”? Pois então, pense em uma estratégia de divulgação para que sua empresa seja conhecida, lembrada e escolhida.

Atualmente a internet é uma excelente forma de conseguir novos clientes, utilizar com inteligência estratégias de marketing digital pode ser um grande trunfo para o sucesso do seu escritório.

Você só vai conseguir atrair e captar clientes se você pensar no marketing da sua empresa como uma necessidade.

Por isso é importante conhecer o seu público-alvo. Só delimitando seu público no plano de negócios é que você vai conseguir atingi-lo, pois vai saber onde ele está.

Dependendo do cliente que você escolheu, ele não vai estar nas redes sociais, por exemplo, mas sim lendo revistas e jornais.

Mas, lembre-se: você deve atender às normas específicas para o marketing de escritórios contábeis.

9. Esteja atento às oportunidades

Você precisa ter visão de negócio, ser estrategista e estar sempre atento às oportunidades. Busque por parcerias, compareça aos eventos onde seus clientes estarão.

Esteja sempre atualizado e acompanhe as notícias da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon) e do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Dicas para se sobressair

Algo que parece clichê, mas nunca é demais falar é: inove. Você precisa investir em inovação, sua empresa precisa ter boas ideias, diferenciais e mostrar aos clientes que sua equipe está sempre atualizada.

Estudar nunca é demais, e sempre existem mudanças e coisas novas para aprender. O conhecimento é a chave para realizar um trabalho com excelência e não têm como montar um escritório de contabilidade sem ter conhecimento suficiente para isso.

Agora que você já sabe o passo a passo de como montar um escritório de contabilidade comece a planejar para montar o seu, seguimos essas dicas na Hope Contábil.

E lembre-se o plano de negócios ajuda a moldar toda a estrutura da sua empresa, então planeje muito bem!