Escolha uma Página

Caso você seja um pequeno empresário individual que faz parte do programa MEI e precisa comprovar sua inscrição como MEI por razões de negócio, como abertura de conta corrente para pessoa jurídica ou contratação de empréstimos, provavelmente precisará apresentar um documento comprobatório de registro.

No entanto, esse documento comprobatório de registro como MEI, intitulado Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI), é eletrônico, então será necessário fazer uma consulta dos seus dados MEI pela internet para download, impressão e posterior apresentação.

Portanto se você, pequeno empresário individual, precisar por qualquer motivo comprovar sua atividade como MEI saiba que você pode fazer essa consulta pela internet utilizando apenas o número do seu CPF e data de nascimento. Para saber mais a respeito do CCMEI e como consultá-lo continue lendo este artigo.

O que é CCMEI?

A formalização do pequeno empresário individual como Microempreendedor Individual (MEI) garante aos profissionais autônomos que trabalham e gerenciam seu próprio negócio um registro empresarial que regulariza a sua situação ao exercer atividade econômica frente aos órgãos do Governo.

Então após a formalização, esse pequeno empresário passa a obter um documento único, intitulado Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI), que comprova a sua inscrição no CNPJ e Junta Comercial do seu Estado e vale como alvará de funcionamento do seu negócio.

No entanto, esse documento comprobatório de registro como MEI é eletrônico, e assim sendo caso o pequeno empresário individual precise comprovar sua inscrição como MEI ele pode acessar o Portal do Empreendedor com o seu CPF e emitir o documento que oferece todos os dados da sua inscrição como MEI.

Como consultar sua inscrição MEI pelo CPF online

Veja a seguir o passo a passo completo de como consultar o MEI pelo CPF:

  1. Acesse a página inicial do Portal do Empreendedor
  2. Em seguida acesse a página de Serviços
  3. Procure a sub seção “Emita o seu comprovante de MEI”
  4. Depois clique em “Comprovante de MEI
  5. Preencha os campos “CPF” e “Data de nascimento”
  6. Digite os caracteres de segurança apresentados no campo destinado e por fim clique em “continuar”
  7. Então será apresentado o seu Comprovante de MEI

O CCMEI oferece dados de identificação, condição, números de registros, endereço comercial, atividades, termo de ciência e responsabilidade da declaração prestada no momento da inscrição com número do recibo, data de emissão do documento e opção de download para arquivo PDF.

A consulta da sua inscrição como MEI é bem simples realizar, pois é feita totalmente online diretamente no Portal do Empreendedor, mas caso você ainda tenha alguma dúvida basta deixar um comentário no final da página que o orientaremos o mais breve possível.