Escolha uma Página

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) anunciou na última sexta-feira, dia 06 de setembro de 2019, que em decorrência da Resolução nº 1.566/2019, que dispõe sobre a Carteira de Identidade Profissional, as futuras carteiras de identificação físicas não serão mais confeccionadas com chip.

De acordo com a nota oficial do CFC a retirada do chip da Carteira de Identidade Profissional decorre da constatação da pouca utilização da certificação nesta modalidade, tendo em vista que a evolução tecnológica que implementou outras formas mais práticas de assinatura digital, como a grande utilização da certificação por meio de Token.

CFC afirmou que nova Carteira de Identidade Profissional não terá chip

Foi ressaltado ainda que as carteiras físicas não estão sendo confeccionadas desde que o contrato do CFC com a empresa Giesecke + Devrient América do Sul Indústria e Comércio de Smart Cards S/A se encerrou no dia 25 de julho de 2019. Assim, os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) por enquanto estão emitindo apenas a carteira de identidade profissional no modelo digital para os bacharéis em Ciências Contábeis que foram aprovados no Exame de Suficiência ou profissionais já registrados.

O CFC também afirmou que um novo processo licitatório para contratação e fornecimento dos serviços já teve início e está tramitando na autarquia e a publicação do edital sairá nos próximos dias. E que após a finalização do processo licitatório, as carteiras físicas serão novamente confeccionadas mediante ao pagamento.

Para finalizar o CFC declarou que o CRC Digital, ferramenta inovadora, gratuita e sustentável, continua disponível para o profissional da contabilidade que quiser se identificar de forma digital, e para providenciar basta que o mesmo procure o CRC de sua jurisdição.

Fonte: Conselho Federal de Contabilidade (CFC)