Escolha uma Página

Muitos cidadãos brasileiros têm direito a benefícios sociais e trabalhistas, no entanto, infelizmente somente alguns sabem que existe a ferramenta, intitulada Cartão Cidadão, que foi criada pelo Governo Federal em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF) para auxiliar estes trabalhadores na obtenção dos seus direitos sociais e trabalhistas de maneira mais simples.

Vale destacar que a CEF, também instituída banco estatal devido às suas atividades serem subordinadas à administração pública, é responsável por administrar e gerenciar as contas dos benefícios sociais e trabalhistas ligadas ao Cartão Cidadão de todos os cidadãos brasileiros. Ou seja, o Cartão Cidadão é vinculado a uma conta da Caixa em nome do trabalhador.

Mas, para ter acesso a essa conta é necessário que o trabalhador solicite o Cartão Cidadão junto a CEF, por meio de um processo simples, que vamos explicar mais adiante neste artigo, pois é importante primeiro entender tudo sobre essa importante ferramenta beneficiária que é o Cartão Cidadão. Aprenda tudo que é necessário para solicitar e usar um Cartão Cidadão abaixo.

O que é o Cartão Cidadão

O Cartão Cidadão é um cartão beneficiário, que pode ser físico ou digital, fornecido pela Caixa, após solicitação, que tem o objetivo de facilitar o acesso dos cidadãos brasileiros aos serviços de benefícios sociais e trabalhistas.

Ou seja, o Cartão Cidadão foi desenvolvido para ser utilizado somente por cidadãos aptos, que dispõem de algum benefício a receber, de maneira menos burocrática, diretamente em postos e canais de atendimento autorizados pela CEF disponíveis em todo o território nacional, para que tenham acesso facilitado aos seus benefícios sociais e trabalhistas.

Para que serve o Cartão Cidadão

Como explicamos acima, o Cartão Cidadão tem o objetivo de facilitar o acesso ao pagamento de benefícios sociais, então ele serve para agilizar e garantir maior segurança para ambas as partes durante todo o processo de fornecimento de benefícios sociais e trabalhistas.

Deste modo, o Cartão Cidadão serve para facilitar que os cidadãos brasileiros que possuem FGTS provisionado, rendimentos do PIS, Abono Salarial ou, que ainda esteja recebendo parcelas do Seguro Desemprego possam fazer o saque do benefício, ao qual têm direito, sem burocracia diretamente em um dos canais de atendimento autorizados pela CEF.

Além disso, o serviço pode ser utilizado para consultar saldo ou extrato do FGTS, saldo de cotas ou rendimentos do PIS, direito ao Abono Salarial e ao Seguro Desemprego. Informações que também podem ser consultadas diretamente no site da CEF sem necessidade de uso do Cartão do Cidadão.

Vale ressaltar, entretanto, que os cidadãos brasileiros que possuem conta individual na CEF, independente da modalidade, tem o benefício depositado diretamente na sua conta, não sendo necessário que seja gerado número ou solicitado a emissão do Cartão do Cidadão.

Como fazer o Cartão Cidadão

Para fazer o pedido do Cartão Cidadão o cidadão apto, que possui algum benefício social ou trabalhista para receber, deve estar com um documento de identificação válido com foto, CPF, comprovante de residência e o número do NIS ou PIS/PASEP (disponível na CTPS), em mãos.

O Cartão Cidadão pode ser solicitado por meio do telefone 0800 726 0207 ou diretamente uma agência da Caixa. Vale destacar que o Cartão Cidadão é disponibilizado pela CEF de forma totalmente gratuita, assim sendo, não gera custo algum ao cidadão solicitante.

No entanto, ao solicitar diretamente em uma agência bancária da Caixa, o cidadão recebe o número do Cartão Cidadão, para acesso imediato sem cartão, e criar uma senha assim que o pedido é realizado. Mas caso o pedido seja realizado por telefone é necessário cadastrar a Senha Cidadão em um dos pontos de atendimento físico da CEF.

O cadastramento da Senha Cidadão habilita o Cartão Cidadão a receber o pagamento de benefícios sociais administrados pela CEF, entretanto, o processo via Casa Loteria exige contato com o canal Caixa Cidadão no telefone 0800 726 0207 e posterior comparecimento à Casa Lotérica com um documento de identificação válido para autenticação da senha.

Como pedir a segunda via do Cartão Cidadão

A segunda via do Cartão Cidadão pode ser solicitado quando o cidadão perde, tem o seu cartão furtado ou roubado, necessitando assim a emissão de um novo Cartão Cidadão que pode ser feito de maneira semelhante a solicitação da primeira via.

Deste modo, em caso de necessidade de pedido de uma segunda via do Cartão Cidadão, o mesmo pode ser solicitado, também sem custo algum para o cidadão, por meio do telefone 0800 726 0207 ou em uma agência da CEF, com um documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência e o número do NIS ou PIS/PASEP (disponível na CTPS), em mãos.

Como pedir a segunda via do Cartão Cidadão pela internet

A Caixa Econômica Federal não disponibiliza a solicitação de emissão de primeira ou segunda via do Cartão Cidadão pela internet em suas plataformas digitais. Isso significa que a solicitação do cartão beneficiário pode ser feito apenas por meio do telefone de contato do canal Caixa Cidadão ou em uma agência física da CEF.

Em caso de dúvidas o cidadão poderá saná-las por meio de contato com a Caixa, via aplicativo, canais de atendimento e/ou site oficial do banco.